quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Sorvete de Chocolate "Gourmet"


A Patisserie Douce France é uma confeitaria no sentido antigo e francês da palavra, pois não vende só "confeitos", mas, também, chás, pães, salgados, sorvetes e, claro, doces e chocolates.



Não tem muitas opções veganas, pois a culinária francesa manda ver nos laticínios e ovos nos doces, e nos pratos salgados comem praticamente todos os animais e os produtos deles derivados.



Mas dentre as opções veganas que a Douce France serve está um deliciosíssimo sorbet de chocolate amargo. Sorbet é o sorvete feito sem leite, e que geralmente é de frutas, especialmente as mais ácidas ou cítricas, como abacaxi, maracujá e limão.



Aqui a Douce France criou um sorbet de chocolate amargo que é, essencialmente, pra gourmets. Sim, não espere um sabor de chicabon ou de chocolate ao leite. Aqui o que se tem é aquela grandiosidade monumental do chocolate em estado degustativo puro, sem atenuação de seu sabor misteriosamente amargo por excessos se açúcar.



Na verdade, mal se percebe que o sorvete é doce, pois o açúcar foi usado com uma economia incrível, criando uma nuance mínima, que só acentua o sabor de cacau torrado do sorvete.



Como a própria Douce France diz, seus produtos são feitos todos com ingredientes naturais, sem conservantes nem nada, então o resultado é que esse sorbet derrete bem rápido, e o choque de sabor que ele provoca na boca - um amargor levemente adocicado numa versão gelada e cremosa - some se você demora muito pra degustá-lo e deixa derreter o sorvete.



Assim que eu digo que é uma opção de sorvete de gourmet, e não só pelo fato de ser um sabor difícil, que não é facilitado por açúcar ou gordura em excesso, mas, também, pelo fato de ser mais caro do que a média dos sorvetes veganos em São Paulo. Acho que o preço de uma bola é em torno de R$ 10,00.



Serve pra se conhecer um sabor novo, praqueles que são veganos curioso. E serve pra impressionar gente chata que acha que comida vegana é tosca, malfeita ou sem luxo. Sim, pois o lugar é chiquérrimo, frequentado por gente endinheirada, então se quiser botar uma banca em alguém ou convidar o gato ou gata pra impressionar, esse é o lugar.


Acho que tem outras opções veganas, como um sorbet de pitanga numa tacinha de chocolate amargo (o nome é Berimbau, e é o da foto), e os macarrons, que eu comia antes, mas parei achando que não são veganos. Como aqui eu só posto aquilo que provei, falo desses outros numa outra chance que apareça de ir lá e provar.

5 comentários:

  1. Nossa, eu quero muito isso aí. Mas é minúsculo mesmo, como a foto aparenta, ou dá pra comer com mais de duas colheradas?

    ResponderExcluir
  2. E ai Sr. Ruy,

    Legal o blog. Pena que vc consome mel :(

    Abs
    Koji

    ResponderExcluir
  3. Nossa, essa foto ficou show. Deu água na boca.

    ResponderExcluir
  4. Dani: é pequenininho mesmo. :(
    Koji: eu já fiquei sem comer mel, mas me desconvenci por achar que no Brasil é extrativismo que não prejudica a abelha. Você sabe de alguma coisa a respeito que contradiga isso?
    Andréa: Você está em NY? Então água na boca tenho eu de imaginar as delícias veganas que você deve ter aí... :(

    ResponderExcluir
  5. Eu quero muito um cuti cuti desses! Tão bonitinha e tão tentadora. Preciso ir até esse lugar.

    ResponderExcluir