domingo, 11 de janeiro de 2009

Massas Veganas Chinesas!


Por indicação de um amigo - Mandioca, do blog manihot - fui comer neste restaurante chinês da Liberdade, o Rong He (Rua da Glória, 622-A, Liberdade, T.: 3275 1986).



Já tinha lido sobre ele numa edição do suplemento Paladar do Estado de São Paulo sobre restaurantes orientais da Liberdade que fogem do estereótipo peixes-yakissoba-sushis.



E a surpresa foi fantástica. Como o blogo do Marcelo Katsuki diz, o Rong He é especializado na cozinha do Norte da China, dando ênfase às massas, como macarrões, pastéis e guiozas.



As opções veganas estão numa seção do cardápio que é de pratos vegetarianos. Mas tem que prestar atenção, claro, pois nem todos os pratos vegetarianos lá são veganos. Os garçons - especialmente as simpaticíssimas Lau e Diana - explicam tudo com paciência, e podem dizer quais pratos contém ovo ou não.



As massas deles são feitas lá mesmo, e esse é o diferencial do Rong He em relação a outros restaurantes: a cozinha deles é o lado das mesas, e por um vidro se vê a preparação da massa, que é feita na hora, com farinha, óleo, água e sal, e levada para o cozimento para o prato pedido.



Eu recomendo, mesmo assim, que não se chegue muito tarde, já que o restaurante fecha às 22:30, e da primeira vez que fui tive que comer massa seca, ou seja, previamente preparada, e não fresca. Estava muito bom, claro, mas a massa fresca é melhor.



De opções veganas que eu comi, sugiro como entrada o amendoim com vinagre chinês, que é amendoim torrado sem sal banhado num vinagre aromático adocicado. Depois, como pratos principais, um dos salgados - ou pastel de vegetais, que é assado e tem acelga, cebola, alho-poró e macarrão de arroz (não muito salgado, mas pode ser temperado com shoyu) ou então guioza grelhado, que tem o mesmo recheio - e uma massa.



As massas que comi são deliciosas - já provei umas 4 nas vezes em que fui -, mas a campeã é do macarrão de arroz picante (acho que o número do cardápio é 106). É uma massa grossa, com o formato de um nhoque não cortado, longa, de arroz moti, que é aquele arroz oriental mais grudento. Ela vem num molho apimentadíssimo com pedaços de uma alga escura e tecos de presunto vegetariano. O molho de pimenta é bem forte, então quem não aprecie muito a "picância" pode pedir pra amenizar a pimenta. Esse macarrão é campeão, ele é grudento mas vai derretendo na boca, e a mistura desse sabor meio base dele com o condimentado do molho e do presunto faz uma combinação mágica.



Nas sobremesas não tem muita opção, mas a que tem é deliciosa: um sagu com leite de côco e bolinhas de melancia. Uma delícia, uma explosão de frescor depois de toda a comida condimentada da refeição principal. Mas deve se pedir que essa sobremesa seja "veganizada", pois o prato original tem leite condensado.



O preço de uma refeição pra um comilão como eu foi de aproximados vinte reais, divididos, incluindo bebida. Acho que se a pessoa for comer sozinha deve pedir um prato só, já que as porções são hiper generosas.





Um comentário:

  1. Oi Pessoal, comecei me interessar por produtos veganos a pouco tempo. Trabalho com massas artesanais há 4 anos e não conhecia a massa vegana. Estou vendendo muito bem, pois realmente é dificil de encontrar. Mas não sou restaurante, sou uma casa de massas congeladas para serem deliciadas numa roda de amigos, em casa com alguém especial...
    Minha casa de massas chama-se TURCO MASSAS fica na Rua Manoel Achê 749, Jardim Irajá em Ribeirão Preto SP. Fone (16) 3617 1161. Quando vocês vierem a Ribeirão ou tiver amigos veganos aqui, por favor indique. Cristina

    ResponderExcluir