terça-feira, 22 de setembro de 2009

O melhor hamburguer vegano de São Paulo!

Hamburguers veganos - e vegetarianos em geral - geralmente são bons só pra nós que somos veganos, mas não pro resto do mundo. Excessivamente farinhentos em alguns casos, borrachudos em outros, mas geralmente sem gosto, parecendo mais um amontoado de proteína de soja triturada. Triste, mas verdade.

Mesmo em casos onde lanchonetes tradicionais fazem suas versões vegetarianas, o sabor fica muito aquém do que se espera. Mesmo adicionando ovos aos hamburguers - why? why? why? why?why? - não funciona sem queijo ou maionese pra encobrir a falta de sabor.

Felizmente, de uns anos pra cá a situação tem mudado, com boas opções não apenas de hamburgueres congelados ou resfriados, pra fazer em casa, como também de hamburgueres servidos no sanduíche-iche-iche mesmo.

No caso dos hamburgueres do Vegacy a verdade tem que ser dita: eles fazem atualmente os dois melhores hamburgueres veganos da cidade!

Vou começar falando do "menos melhor", que é o de grão-de-bico. É uma massinha de grão-de-bico triturado meio grosseiramente, com uma casquinha fininha, sabiamente temperado. Pode ser servido como sanduíche ou no prato, com acompanhamentos. O sabor lembra o daquela massa argentina, a fainá. Pode ser pedido frito ou na chapa, mas eu prefiro o frito pela crocância.

Esse hamburguer poderia ser o melhor da cidade, se não fosse o fato do Vegacy ter outro hamburguer no cardápio que, esse sim, é a perdição dos veganos, a tentação dos gordinhos, a tristeza dos comilões compulsivos livres de crueldade: o hamburguer de tofu defumado!

Quando eu comi a primeira vez, pensei que fosse de calabresa, e me deu aquela sensação de "deja vu" dos meus tempos de topo da cadeia alimentar. Mas o que lembra a calabresa é a defumação do tofu que serve de base pro hamburguer, somada aos deliciosos temperos da massa.

Não espere sutilezas ou delicadezas nesse hamburguer: aqui é tudo em estado bruto, sabor explosivo, forte, marcante, tão inebriante que assusta, e fica na memória por dias, semanas, meses!

Também é servido no sanduíche e no prato, e parece que agora tanto este quanto o de grão-de-bico virão acompanhados de um queijo vegano que o André Vieland está preparando. Até agora eu provei umas lasquinhas desse queijo, e posso afirmar que é a melhor coisa que lembra um queijo que eu já comi.

Não sei como está a produção desses queijos do bem fora do Brasil, mas se o pessoal do Vegacy engrenar nesse plano do queijo acho que vão se dar muito bem, podendo até sair do público vegetariano-vegano, pois o queijo deles é não apenas saborosíssimo, lembrando um parmesão, mas também tem a textura parecida, meio fibrosa e firme, e, o melhor, derrete quando aquecido!

Mas enquanto o queijo não integra o cardápio do Vegacy dá pra se deliciar com os hamburgueres - que custam em torna de R$ 8,00 -, os sucos, deliciosos salgados e docinhos como os cupcakes e fatias de bolo.

É uma ótima época pra ser vegano!

3 comentários:

  1. Ruy seu cretino.. eu tô tentando emagrecer.. não faz isso comigo!Agora dia 11 eu vou colar aí e VOU TER QUE IR NO VEGACY!

    Satisfeito???

    ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh


    hauaahuuahaauhau
    :P

    ResponderExcluir
  2. http://www.coqueiro.com.br/#escola_coqueiro
    Ai o que falei sobre a pilantragem da coqueiro!
    Leia a parte "Fonte de proteína".
    Pior que mandamos email e eles conseguiram "não entender" o problema!
    Abraço, ET

    ResponderExcluir
  3. Oi Ruy, é o Fausto!
    Bem legal o blog! Colocações bem humoradas, hehe!
    Um abraço e a gente se encontra nos restaurantes da vida!!

    Ah, meu blog é do myspace: http://www.myspace.com/fausto_oi

    ResponderExcluir